06 March 2012

Biografia

Tadim, chorando a morte do pai em "Don Juan Demarco"
Então que depois de 2 posts totalmente queima-filme, resolvi dar continuidade... em termos. Bom, ontem quinta-feira eu assumi que sou total fã do Johnny Depp. Pra mim, ele é o IDEAL de HOMEM que há na face da Terra, amor platônico ever, aquele que me fez assistir O Turista, Don Juan de Marco e Piratas do Caribe... só por causa dele.

Como boa adolescente influenciável que fui, assisti vários e vários e vários filmes de JD intimidade, eu posso só pra ver como ele ficava bonito na tela, como era charmoso... Só passei a avaliar a atuação dele muito tempo depois mas eu era adolescente burra, na época. Vários e vários filmes só ficaram bons pq... ELE estava no elenco! Quer dizer, seriam filmes bons, sim, mas JD foi o ingrediente secreto que deixou tudo muito melhor.

Por que estou falando do Johnny Depp? Seria apenas mais um ataque groupie* meu? Nããããããão, leitores e seguidores, não é apenas um ataque groupie! Hoje Sexta-feira aconteceu uma coisa que me fez ficar pensando e pensando e pensando e pensando... nos FILMES que JD fez e nele e em como ele é lindo e sexy, claro.

Estava eu, usufruindo do meu intervalo intrajornada horário de almoço, e resolvi dar uma passada nas Livrarias Curitiba. Sei lá, esperar passar o tempo pra voltar pro escritório, espairecer, essas coisas, sabe? Se tem uma coisa que me faz perder a cabeça, é o tal do livro. Sou uma leitora voraz. Tinha uma época em que eu lia até 3 livros ao mesmo tempo... e ainda estudava!

Pois então. Eu olhei um livro, olhei outro... fui andando e dei de cara com esse livro aqui:

O Mundo Secreto de Johnny Depp - Nigel Goodall
Eu já tinha ouvido falar alguma coisa a respeito, e confesso que fiquei meio assim com biografia. Sabe como é, sempre tem aquela parada da pessoa não autorizar a biografia, dar um barraco editorial básico, essas coisas. Mas os poucos pedaços que eu pude ler dessa adorável biografia, me conquistaram. Me fizeram lembrar de filmes que eu adorei de Johnny Depp e do que senti quando assisti.

Cena de Ed Wood. Tirei daqui
Ed Wood foi o primeiro filme... "diferente" do Johnny Depp que eu assisti. Não é o típico filme que uma adolescente assistiria para ver seu ídolo. Primeiro, pq o filme é todinho em preto e branco. Um cuidado que o diretor Tim Burton teve, e que fez diferença no filme. Segundo, pq o protagonista é uma pessoa que realmente existiu, mas não era o que poderia ser chamado de... "comum". Ed Wood poderia ser chamado de qualquer coisa, menos comum. Era uma pessoa única, com idéias únicas, personalidade única... Não há como não ficar curioso em conhecer esse cineasta, depois de assistir ao filme estrelado por JD. Assisti o filme pq era com o Johnny Depp e não me arrependi. Comprei o DVD, sim, mas pelo filme (história, fotografia, elenco); e não, simplesmente, pq o JD está no filme. E, posso falar? Nada melhor do que comprar um filme assim e, de quebra, ter seu ator favorito e paixão platônica de infância atuando, de brinde.

Mas o mais legal no filme foi, depois de algum tempo sem assistir o dito-cujo, ler um livro em que detalhes da produção do filme, do convite feito a Johnny Depp, da exigência de Tim Burton que o filme fosse feito em pretoe branco, são revelados. Sem falar em passagens, no livro, sobre o filme Donnie Brasco, por exemplo que eu estou precisando ver novamente, diga-se de passagem.

Estou muito tentada a ler e comprar esse livro. Não agora, mas quem sabe daqui a alguns meses? Quem é fã (mas fã mesmo) do Johnny Depp, com certeza, vai mudar de opinião. Talvez não sobre ele, mas com certeza, sobre o olhar sobre o cinema, em geral. 


U.P.D.A.T.E: Eu esqueci ontem, quando publiquei o texto, de explicar que tenho plena e total consciência de que fãs de atores de cinema NÃO SÃO groupies, conhecidas por tietar músicos de bandas. Algumas, inclusive, eram bem famosas. Enfim. Acho que a sonoridade da palavra groupie é muito mais bonita que a de fã/fan, ou tiete ou ainda macaca de auditório. Por isso, me dou o direito de usar essa palavra, em substituição a fã/fan/tiete.

5 comments:

Luana said...

As vezes eh bom nem ler esse tipo de livro, pra nao mudar nossa idealizacao sobre alguem... risos

Gazzy1978 said...

Lu, mas sabe que esse só aumentou a paixão? Agora, quero conhecer Johnny Depp pessoalmente!

Cristiano said...

Pô nao conhecia esse filme...

Gazzy1978 said...

Cristiano, qual desses filmes???

Neanderthal said...

Ed Wood é sensacional! Eu e lembro bem que mais de 15 anos atrás um amigo meu me contou sobre esse filme rindo, que ele era considerado o pior diretor de cinema que já existiu, etc, etc.
Ainda por cima, ter o cuidado de produzí-lo em preto e branco remonta à época e o cinema em que os personagens envolvidos na história existiram.
Muito bom! Eu tenho don juan de marco em casa. Ví no cinema e achei o máximo!