02 February 2012

Dia Mundial de Combate ao Câncer

Hoje, Neste Sábado, dia 04 de Fevereiro, é o Dia Mundial de Combate ao Câncer. Não apenas o câncer de mama, que tem o mês de outubro inteiro dedicado ao seu combate, mas todo e qualquer tipo de câncer. Li sobre isso, inicialmente, no blog da Luana. Depois disso, fui atrás de notícias sobre o assunto.

Selo do Dia Mundial de Combate ao Câncer

Primeiramente, acessei o site do INCA - Instituto Nacional de Câncer, e descobri uma porção de coisas. Há vários cursos sobre o assunto, e eles estão há 75 anos no Brasil, lutando para combater essa doença. Infelizmente, é somente quando alguém famoso (leia-se ator/atriz global) tem o problema, é que vemos divulgação sobre o assunto.

Segundo o site do INCA, "câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos. Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores malignos, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo". A prevenção do câncer nem sempre é possível, mas há fatores de risco que estão na origem de diferentes tipos de tumor.

O INCA tem várias ações e programas no combate ao câncer: programa de combate ao câncer de colo de útero; programa de controle do câncer de mama; programa nacional de controle do tabagismo; projeto EXPANDE; programas de qualidade em radiações ionizantes; programa de transplante de medula óssea... O site é muito bom, fácil de navegar e possui informações importantes sobre o assunto.

Não pretendo entrar em detalhes pessoais aqui, mas posso dizer que tive contato com essa doença, do ponto de vista de espectadora, mais vezes do que achei que iria suportar. A coisa mais difícil é saber que alguém muito próximo e querido da gente sofre com isso. A gente sofre junto. Fica imaginando o que fazer, como falar, como agir, onde procurar ajuda, e se pode ajudar o paciente de alguma forma. Muitos perdem a guerra, mas continuam batalhando até o final.

Não encontrei, em nenhum portal de notícias ou jornal, uma manchete sobre o assunto. Pode ser que até seja possível encontrar uma notinha, láááááá embaixo, depois das fofocas sobre o BBB ou sobre a Luíza que não está mais no Canadá. Uma pena, pois com o governo mantendo um instituto para combater essa doença, que a gente não sabe como surge, quando surge, por que surge, é no mínimo frustrante saber que não se dá a devida importância a esse assunto de saúde pública.

Vamos colocar uma hashtag nos TT's? #DiaMundialDeCombateAoCancer. Faça isso por um amigo. Faça isso por você. Faça isso pela humanidade.

Eu já assinei a declaração. E vc, vai assinar?

1 comment:

Luana said...

Maravilhoso seu texto, Gra!