27 January 2013

Tragédia em Santa Maria - RS

Então que teve esse incidente na boate Kiss em Santa Maria, Rio Grande do Sul. Então que eu tirei um minuto do meu dia pra rezar pelas almas dos que se foram, pra que a minha amada Nossa Senhora do Carmo os ajude, receba e console; e também pra que ela conforte os corações de quem ficou do lado de cá. Tirei outro minuto pra chorar por eles. Não conhecia ninguém que estava lá, nem a banda que estava tocando e perdeu um dos integrantes.

Me recuso a chamar o que aconteceu de "acidente". Acidente não foi. Nem de longe. Acidente pra mim é quando vc sai de casa, tomando cuidado (mínimo que seja), e PÁ!!! - acontece algo que vc não esperava, não previa, não tinha como. E tira o teu curso. Acidente foi o que aconteceu no Edifício Joelma, onde teve curto circuito no ar condicionado. Incidente, pra mim, é uma casa noturna impedir que as pessoas saiam de um prédio em chamas pq não pagaram a comanda. Incidente é quando o responsável pela pirotecnia de um show não pensa que, sei lá, TALVEZ se abrirem o show com fogos de artifícios em um lugar fechado, pode pegar fogo - afinal, né, vai ter o equipamento elétrico, vai que pega uma faísca nos fios, vai saber... Incidente é quando vc procura uma saída e vai parar no banheiro, e puxa vida, NÃO TEM UMA JANELA NO BANHEIRO. Incidente, pra mim, é um lugar que vai receber pelo menos SEISCENTAS PESSOAS não tenham saídas de emergência suficientes pra atender todas essas pessoas. INCIDENTE, PRA MIM, É UM LUGAR IRRESPONSÁVEL NÃO TER UM EXTINTOR DE INCÊNDIO QUE FUNCIONE. Se não me engano, motorista que ande com extintor vencido no carro leva multa, não?

Fogo, infelizmente não se controla. Nem o fogo do fogão a gente controla, basta uma distraçãozinha pra virar tragédia dentro de casa. Quantas notícias a gente já leu em que pessoas estão em casa, churrasqueando, e de repente se queimam, por uma distração?

Repito, reitero e reforço aqui, neste blog, o que já falei no Face:

"Alguns me perguntam se haviam amigos meus entre as vítimas de Santa Maria-RS. Quando digo que não, elas se espantam. Aí, eu me lembro: sou paranaense de nascimento, catarina de sangue... E paranaense, catarina e gaúcha de coração. Cada vez que houver uma tragédia em qualquer um desses estados, meu coração vai se apertar, e sofrer como se eu conhecesse pessoalmente cada um dos mortos, cada um dos feridos."

1 comment:

Cristiano said...

Mto triste... Imagina o desespero na hora saída!?