05 December 2011

Por Favor, Por Favor, Por Favor...

NÃÃÃÃÃÃOOOOOO!!!!!
Então que eu sigo alguns blogs q nem sei pq sigo. Sério. Acho que era algo no estilo "segue eu lá, miguxa, tou sorteando esmaltes", e o negócio ficou. O problema é que eu não sei REALMENTE pq continuo seguindo blogs que não só maltratam a pobre língua portuguesa, mas que assassinam vírgulas em série.

Quando eu era criança pequena lá em Barbacena, adorava estudar Português. Era a minha matéria favorita, a que eu achava mais fácil, a que me garantia excelentes notas. Dificilmente tirei abaixo de 8,5 em Português. E olha que eu nem me dedicava. Sério. Sei lá, só prestava atenção nas aulas, fazia a "lição de casa" e - PUF! - ia muito bem nas provas. Não estou aqui me gabando, erguendo a minha bola, nada desse naipe. Português era fácil pq era uma coisa super-lógica pra mim, fazia sentido. Como acontece com Direito Civil e Processo Civil, hoje em dia.

Quando leio um blog que lima todas as vírgulas de uma frase, eu juro que tenho medo. Medo e raiva. Medo e raiva e desânimo. Medo e raiva e desânimo e vontade-de-bater-com-um-dicionário-Aurélio na cabeça dessa pessôua que acha legal escrever UM PARÁGRAFO INTEIRO sem vírgulas! Sem contar os pleonasmos, os gerúndios mal empregados estilo telemarketing, saca?, a ortografia lesionada de forma a incapacitar "para as ocupações habituais, por mais de 30 (trinta) dias" (analogia ao art. 129, § 1o, inciso I do Código Penal: lesão corporal de natureza grave). E não vamos sequer falar do miguxês, essa praga internética que se disseminou feito micose, tão rápido que não deu tempo nem de piscar.

Aí vem vc e me pergunta pq eu continuo seguindo esse blog, já que ele me faz tão mal. Gente, eu juro que tenho esperanças que essa pessôua um dia tome gosto pela Língua Portuguesa e PASSE A ESCREVER DIREITO! Que utilize as vírgulas, pra começar.

Ou talvez eu continue seguindo esse blog pela experiência mística da dor. Pq, gentem, eu juro que meus olhos DOEM cada vez que leio uma frase sem vírgulas, com erros de ortografia, e miguxês - tudoissojuntonumaúnicafrase.

Por isso eu peço, pessoal... Ao criarem um blog, respeitem a Língua Portuguesa. Usem as vírgulas. Prestem atenção à ortografia. Mas, principalmente... NÃO USEM MIGUXÊS!

3 comments:

Luana said...

espero que voce nao queira me matar! hahahahaah

Neanderthal said...

Oi Grazzy. Como eu escrveo direto no blog em vez de digitar o texto no word, que sinaliza a presença de erros, meus posts quase sempre tem palavras erradas ou problemas de pontuação. Eu só corrijo quando é algo realmente grave. E acredite, eu cometo uns erros tão vergonhosos que certa vez um amigo meu disse que por minha causa todos os analfabetos do Brasil estão perdoados.
Já pegaram no meu pé por causa disso. Eu, sinceramente, não preciso provar pra ninguém que sei ler e escrever corretamente. Atpe fico rindo depois...
Mas isso não tira a sua razão.
Mas vou te dizer uma coisa, o que me faz fugir de um blog nem são os erros, mas a mesmice de quem não sabe variar o assunto ou quando a pessoa usa o blog só pra reclamar da vida em vez de encarar os problemas com bom humor. Tenho pavor!

Outra Errante said...

Será que foi por algo assim que vc deixou de me mandar e-mails? =S

Eu leio blogs assim, mas aguento firme pq acho interessante as coisas que a pessoa escreve, mas a maneira como escreve é complicada!rs
Sempre amei Português tbm, ia muito bem. E leio livros quase sempre, acho que isso é vital pra desenvolver um bom e correto vocabulário. E tenho aquela coisa de desilusão ortografico amorosa sabe? Qdo o cara que tô interessada escreve algo obvio errado, tipo um dia um cara me escreveu "HOGÊ" em um sms. Que desânimo =S