15 December 2011

Clientes... Hunf!

Então que na última terça-feira saiu uma sentença de uma ação que ao mesmo tempo era simples e complicada. Simples pq só tinha um pedido; complicada pq esse maldito pedido era justamente a condenação por dano moral, na área trabalhista.

Quem ingressou com a ação pediu R$ 25.000,00 de indenização por dano moral; o juiz condenou em R$ 3.000,00, justificando que a indenização teria "caráter educativo". Eu comprei a briga do cliente, achei absurdo o pedido, fiz todo o melhor que poderia fazer. Fui na audiência, tirei a testemunha do sério, fiz todas as perguntas possíveis para descaracterizar o dano moral. Na saída da audiência, o cliente saiu feliz e contente, achando minha atuação ótima (modéstia à parte, eu também); tudo estava bem.

Depois que saiu essa sentença, tudo mudou. Na terça-feira, o cliente telefonou quase que tomando satisfações, querendo saber pq o juiz condenou ao pagamento da indenização, se a testemunha era suspeita e as provas eram forjadas! Questionou pq o juiz aceitou as provas, não tirou do processo as provas, tudo isso.

Hoje, vieram aqui pra cancelar o contrato, por conta disso. Estou me sentindo péssima, como advogada. E como, infelizmente, não tem como eu abrir a cabeça do cliente pra mostrar que "ganham-se umas, perdem-se outras), nem que o estrago não foi tão grande (EU acho que baixar condenação de 25.000 pra 3.000 é um grande negócio), e que AINDA TEMOS UMA INSTÂNCIA SUPERIOR pra gente brigar, estou presentemente com raiva do mundo.

Cara, eu te juro que às vezes tenho raiva das malditas colunas "Meu Direito" que a maledeta Vênus Platinada divulga. Pq ela mostra as coisas de uma forma tão didática e tão direta e tão objetiva e tão SUPERFICIAL que... fica parecendo que é só aquilo.

Aí vem um sujeito dizer pra mim, NA FRENTE DO MEU CHEFE, que "eu sei que não sou da área do Direito nem nada, eu sou coveiro/padeiro/modelo para vibradores, mas eu entendo que essa era uma ação fácil e ganha e não sei como vocês foram me fazer perder". Eu juro que tenho raiva quando vem um cliente falar em "causa ganha". Eu tenho GANAS quando alguém da minha família me fala isso, e não quer ouvir de maneira alguma que NÃO EXISTE CAUSA GANHA PORRA NENHUMA, CARALHO! O que existe é probabilidade de ganho, e pode variar de 50% a 90%. Depende das provas. Depende das testemunhas. Depende das alegações. Depende dos documentos. Depende DO JUIZ, que vai analisar todo aquela montoeira de coisas, e te falar se no final vc tem razão. A palavra final não é do advogado, por melhor que ele seja. Uma hora ou outra, mesmo o melhor advogado do MUNDO vai perder causa. Se um advogado diz que nunca perdeu uma causa, ele só pode ser mentiroso ou covarde, daqueles que faz acordo até de figurinha de bala. Mas aí, eu não entendo que ele nunca perdeu uma causa. Em acordo, a gente SEMPRE perde um pouco. Pode perder menos ou deixar de ganhar mais, mas não existe acordo que atenda 100% às tuas pretensões.

Não quero mais falar do assunto. Eu ia falar sobre o filme dos Hooligans (Green Street Hooligans, no original), mas até perdi o pique.


5 comments:

Luana said...

"modelo para vibradores" - hahahahahahhaahahahahahah... Nao consigo imaginar como... Tipo, a pessoa senta la e.. deixa pra la...

Menina, eu vejo Law and Order (olha o parametro) e voce tem toda razao, nao existe causa ganha... Cara foi pego com crianca, com o pipi duro e nao eh condenado... Pronto!

Problema eh que em gente que quer colocar a culpa em alguem e dai sobra pra voces, ne? Eh "humano" e ate comum, embora eu ache bem covarde...

Da raiva sim... Voce devia mandar o cara ver Law and Order, ou entao ler sobre o julgamento do O. J. Simpson (ta, eu sei que assassinato e dano moral não eh a mesma coisa)... O cara tinha a arma do crime, sangue na roupa, motivo.. e ta ai.. então...

Nao se puna... a culpa nao eh sua!

Neanderthal said...

Cara, até onde eu sei, se o autor pedia 25.000,00 de dano moral e só levou 3.000,00, houve sucumbencia recíproca. Ou seja, o autor tbm sucumbiu! E mais do que o Réu!
Agora, nós sabemos que ele pediu esse valor por causa do rito, que deve ter sido sumário e blá blá blá.
Não sei do caso, não sei o que houve, mas 3 mil é bastante rasoável e sinceramente, eu não acredito nos meus clientes de forma tão cega. Quem dirá o juiz!
Se havia elementos para o convencimento do magistrado, o cara tem que dar graças a Deus porque foi um valor rasoável.
E o cara é um idiota, porque faz as merdas sabendo que existem garatias trabalhistas que protegem o trabalhador e depois vem com mimimi querendo que o advogado faça mágica e faça parecer que o erro dele não foi nada!
Amiga, é final de ano. Se o seu chefe é um bom profissional, vai sair em sua defesa. E não por sua causa, mas porque quem trabalha com isso tem que saber que estamos suscetíveis a esse tipo de coisa, que não se pode ganhar sempre e porque se o espertalhão descumpriu a lei de alguma forma, não pode querer se valer do nosso serviço pra se dar bem sempre e sair ileso! Ter direito a se defender não é sair isento de toda culpa, inocentado de tudo. É ter alguém que vai lutar para que a sentença seja a mais rasoável possível. Dentro dos parâmetros de justiça. JUS-TIÇ-A!
Alguém esfrega isso na cara desse prego por favor!!!!

Neanderthal said...

Ahh sim, e quem dá a sentença é o juiz e não o advogado. PELOAMORDOSENHOR!!!

Gazzy1978 said...

Atendendo a pedidos... eu quero mandar um beijo pra minha mãe, pro meu pai, pro Fá, pros meus irmãos, pro meu cachorro Luque, pra Luana e pra Olívia.

MUAH!

Neanderthal said...

Grazzy, se liga na parada. Você precisa ter mais maldado no coração. PÔ!