10 November 2011

Adoro meus amigos...

Love you, Friends!

Então que recentemente eu fiz váááááários amigos e amigas virtualmente (vide #LuanaBacci, #Neanderthal, #OutraErrante) - e mantenho a amizade com pelo menos uns 10 (alô, #LeoCarbonera, #MasseliChaparin, #TatiPediconi, #MileneAzambuja, #ThaisAzambuja, #RilenaLuna, #FabíolaGrosch...), desde os áureos tempos de faculdade, internet discada, etc. Até arranjei namorado, que passou do mundo virtual pro real (contei aqui e aqui).

Ontem eu estava lendo um texto do Tico Santa Cruz sobre a questão da USP. É, aquela que tá na mídia, essa mesma que vcs tão pensando. Comecei a reler e reler e reler matérias e opniões sobre o tema, e também revi alguns posicionamentos (preconceituosos, eu assumo) que tinha ANTES de ler tanto e tanta coisa sobre a coisa.

Mas não é da minha opinião sobre a USP que eu vim falar.

Entrei ontem no twitter, depois de ler o blog do Tico Santa Cruz, e postei simplesmente "Pq sempre que eu leio o blog do eu tenho que rever meus conceitos sb os assuntos do momento...?" - e não imaginei o que viria na sequência.

O Tico retuitou a frase e depois disso, recebi uma enxurrada de tweets! Gente que nem sabia que eu existia até então, não me seguiam, não conhecem o blog, nãome conhecem... Enfim. Teve gente que  falou simplesmente "pq ele fala com embasamento" (sem atacar, estilo "constatação de fato"), e teve uns mais reacionários que resolveram que eu merecia ser execrada em público (leia-se, Twitter) e aos quais não dei atenção. Li que eu era uma analfabeta política, uma ovelha a ser carregada pelos pastores da hipocrisia, uma defensora de baderneiros, uma alienada fruto da sociedade fascista, uma mera consumista de opiniões de sub-celebridades metidas a intelectuais (acho que esse viu a diversidade de pessoas que eu sigo)... Fora os palavrões. Esses, dei block sem dó, piedade ou compaixão.

Por conta disso, lembrando que a Luana tinha sido USPiana, resolvi encher o saco dela sobre o assunto. Nada melhor que alguém que vivenciou o dia-a-dia USPiano pra falar sobre o assunto, não é mesmo? E ela postou sobre o assunto, mesmo.

Bom, agora é que vem mais uma declaração de amor aos meus amigos: comentei lá o que eu tinha achado do texto e da situação em si. Dei um tempo, e depois do almoço, resolvi ler os outros comentários da questã. Foi aí que notei que meus amigos não são gado, não são cordeirinhos, não são vaquinhas de presépio: a Neanderthal (Olívia, para os íntimos) postou o comentário dela, e contestou uma questão que eu tinha levantado lá. SEM ME AGREDIR. Sem me julgar. Sem ficar me julgando ou me taxando de p@#$ nenhuma por conta do meu posicionamento.

Coraçãozinho com a mão proceis.
Eu sei que assumir um posicionamento diferente às vezes é chato, principalmente quando se trata dos nossos amigos. O detalhe é eles continuarem gostando de nós, nos prestigiando, nos apoiando, mesmo assim. E hoje eu senti isso. Pode parecer bobagem, mas eu sei que o #LeoCarbonera, por exemplo, ia continuar sendo meu amigo mesmo que eu fosse gremista - o que não sou, diga-se de passagem. Ia ficar decepcionado, tentando me doutrinar pra ser colorada, ia ficar decepcionado por não conseguir, mas... ia continuar sendo meu amigo.

Por isso... BEIJO, XUXUZADA DA GRASI!

4 comments:

Luana said...

Pois eh, menina.. ficar xingando nao resolve, neh? Nm entrar na reitoria... hahahaha

Eu e a Olivia - que eu adoro - vamos sair no tapa!!!! hohohohohohohho

Neanderthal said...

Luana, não é de hoje que essa briga promete né. Apesar de que você é beeem maior do que eu! hihihi

Então, eu contestei porque quem tapa o rosto apenas não quer ser identificado. Nada além disso. Esse papo de que é coisa de bandido etc etc, foi conclusão tirada da sua cabeça.

No meio acadêmico existem sim perseguições e eu já assistí várias. Inclusive, existem pessoas que se estiverem em uma banca de avaliação minha numa disputa por vaga ou bolsa, eu já sei que serei reprovada por questões pessoais, quando o critério deveria ser o mérito.

Mas eu jamais te ofenderia por discordar de mim. Acho que o convencimento das pessoas deve ser livre. E acho que falar alto com o outro, tratar com arrogância, ofender é coisa de quem sabe que tem pouco argumento. A falta de respeito das pessoas pela opinião alheia já reve o tipo de pessoas com quem estamos lidando. São dignas de dó viu!

Beijos e fiquei bem surpresa de ver esse post aqui. Te vi no msn hoje a tarde, mas estava super ocupada. Beijos e conversaremos assim que nos esbarrarmos por aí!

Neanderthal said...

Sabe Grazzy, eu reli o seu post e fico temerosa em relação às pessoas.
Tanta gente morreu, sofreu, foi perseguido pelo direto que hoje defendemos tanto de poder se expressar livremente, pelo direito de escolher por quem queremos ser governados...
Dai vejo pessoas concordando ou achando que é aceitável que a polícia reviste pessoas, seja truculenta com estudantes, o que estrapola a sua função, que é proteger as pessoas, com o fim de reprimir o movimento universitário só porque o reitor sofre forte oposição.
Eu tenho medo é disso. Porque se amanhã ou depois tiver um novo golpe, com gente armada nas ruas sob a alegação de que está preservando a ordem contra barderneiros, vandalos e esquerdinhas (entre tantos outros nomes que se dá quando quer desqualificar um movimento) a mando de um pequeno grupo que se sente ameaçado, vai ter muita gente apoiando, achando que é normal.
Isso nunca vai ser aceitável. Não pode ser! E é através de pequenos episódios como esse que vejo que as pessoas falam que são da paz, cidadãos de bem, mas agem cruelmente, com desrespeito e até mesmo apoiando a violência contra quem pensa diferente.
Foi assim contigo só porque manifestou um apoio ao tico santa cruz e não necessariamente ao movimento. É assim que o reitor faz com os estudantes. Lógico que considerando as peculiaridades e a repercussão de cada caso.
Jamais vou apoiar!

Outra Errante said...

Que fofo Grasi!! Concordo contigo, é gostoso demais ter amigos assim, em que vc pode ser sincera sem receios de ser agredida pela sua opinião, o que não acontece com desconhecidos e muitos ignorantes por aí, vide o que vc vivenciou no Twitter, por expressar uma opinião.
Sua amizade tbm é muito especial.
E tá me devendo a reposta do ultimo e-mail que te mandei, mas tudo bem, certamente vc deve estar bem atarefada, e respeito. :)
Beijos