04 December 2012

Trânsito na Visão de Usuária de Transporte Coletivo

Então que eu não sei dirigir. É sério, tenho 34 anos e NÃO SEI DIRIGIR. Me utilizo de transporte coletivo em Curitiba quase todo dia, e uma vez ou outra, em nome do conforto e preguiça, de táxi. Como todo mundo sabe, meu horário de trabalho sempre iniciou entre 8h30 e 9h da manhã, e SEMPRE tive problemas com a questão "transporte coletivo" por conta disso - e, claro, com as vezes que peguei carona com papito pra ir trabalhar.

Ligeirinho em Curitiba
Aí que hoje, estava eu bela e formosa andando de ônibus, e percebi que os trajetos escolhidos para as linhas do Ligeirinho, aqui em Curitiba são OS PIORES possíveis, pois é preciso dividir o trajeto não apenas com carros o que, por si só, já deixaria o tempo de ida de um ponto a outro mais lento, mas também com outros veículos do transporte coletivo.

A maioria dos Ligeirinhos utiliza vias principais de tráfego e, COINCIDÊNCIA, são as vias que mais têm congestionamentos, normalmente até 2 horas antes e depois dos horários de picos! Av. Iguaçu, Getúlio Vargas, Brigadeiro Franco, Alferes Poli, André de Barros, Kennedy, Mariano Torres... Gente, se utilizar dessas vias, em horários comerciais, é simplesmente UM INFERNO! O que me leva a pensar se não é, REALMENTE, possível, admitir que PELO MENOS os Ligeirinhos façam caminhos alternativos nesses horários, ou permitir o desembarque em locais alternativos, quando próximos de pontos finais (exceto terminais, pra não prejudicar a utilização de poder pegar um mais de um ônibus, às vezes, pagando uma única passagem, que não tá fácio pra ninguém).

Outro ponto que eu acho que as Prefeituras deveriam promover campanhas naquele estilo "divida uma carona com seu vizinho". É, aquela história de pegar uma carona com o vizinho, rachar a gasolina, diminuindo o volume de veículos na rua, e ainda economizar uma grana. O detalhe é que ninguém parece que está muito interessado nisso; nem em promover campanhas do tipo "pegue uma via alternativa para desafogar o trânsito - ganha vc, ganha o trânsito, ganha a cidade". Saca qdo vc tá no trânsito e se toca "poutz, eu posso pegar um caminho alternativo, um pouquinho mais longo, mas que é capaz de eu ganhar XXX minutos e não chegar mais atrasado"? Então. Pq a Prefeitura não faz um estudo, sério, do trânsito na cidade, tanto em horários de pico quanto em horários "comuns", pra saber quais vias estão tranquilas de usar, e que a pessoa pode se utilizar, pra ganhar tempo e desafogar o trânsito. Cadê interesse da Prefeitura em fazer um estudo DETALHADO, pra melhorar o trânsito?

Aí eles sugerem pra gente "ao invés de carro, use a bicicleta pra ir ao trabalho", como se fosse uma coisa ultra fácil de ir pro trabalho de bike, como se todo mundo morasse perto do trabalho, não fosse suar pedalando; pudesse tomar uma ducha assim que chegasse ao local de trabalho; não corresse o risco de ser atropelado no trânsito; tivesse bicicletários seguros disponíveis perto de seus locais de trabalho; os estacionamentos aceitassem bikes... Super fácil e prático ir de bike pro escritório, pra um advogado que trabalha em escritório, tem que estar apresentável para os clientes, mora a 1h de distância do escritório, e não tem preparo físico pra isso.

Sei que ficar de #mimimi aqui não vai resolver o problema do trânsito, nem vai fazer as autoridades se tocarem de que, pra melhorar EFETIVAMENTE o trânsito, não é só prometer metrô, aumentar a frota de ônibus (embora isso seja necessário), mudar uma ou outra rua. Mas quem sabe que não ajuda, né? #IludidaModeOn

2 comments:

Natália T. said...

O trânsito tá mais caótico a cada dia que passa. São necessários diversos investimentos públicos nessa área, mas tá aí uma coisa que vou morrer sem ver. Agradeço muito todos os dias por não ter que me utilizar do transporte público, devido a sua superlotação e ao incômodo e demora que é. Por outro lado, se houvesse um transporte público de qualidade, interligado, que lhe fizesse andar a pé só um pouquinho pra completar o trajeto, que lhe permitisse ir sentadinho no ar condicionado eu TOTAL usaria. Pq muito melhor ir sentadinho lendo um livro do que se estressar dirigindo, um baita tempo perdido. Mas, enquanto não existe um transporte público de qualidade, continuo sendo uma idiotinha, alienadinha e egoistinha (e sei lá mais do q que queiram me chamar) que agradece por ter cnh e um carro só pra ela.

E, ah, essa coisa de ''trajetos alternativos'' é uma coisa da qual eu sempre me valho. O problema é que nem sempre adianta... sério!

Cristiano said...

Em bh... nao difere muito disso.
Não conheco curitiba mas sempre ouvi falar que o sistema publico de transporte funciona! Talvez funcionou..

Sobre carona, carro agora virou uma extensão da sala... do quarto... aqui em bh dificilmente vejo mais do motorista em um carro. O que é um absurdo! Isso tudo durante minhas caminhadas para o trabalho e para casa....

Um abraço!