27 November 2012

Não Tá Fácio Pra Ninguém!

Então que eu tava bem faceira, linda, formosa e tobleronática lendo o blog da Nat, e me deparei com uma verdade que ela colocou lá, e que eu já vivo há algum tempo: vida de advogado, hoje em dia, não tá fácio. Queria esse povo que faz novelas viesse pedir consultoria pra advogado de escritório onde é ele e Deus - no máximo, ele, um amigão pau-pra-toda-obra, uma secretária e Deus.

Pior que o que tem de gente, por aí, que acredita PIAMENTE que tudo quanto é advogado tá cheio da grana, não é brincadeira! Posso falar por mim: corro atrás por um emprego, pra entrar em um escritório, dou o melhor quando estou trabalhando, procuro estar apresentável (pq, lembram, ninguém leva a sério advogado molambento, advogada fashionista), estudar por conta... E infelizmente, meu retorno econômico não chega nem perto do que eu acredito que é o justo - não estou falando do quanto eu REALMENTE mereço, só do que é justo, mesmo. Claro que tem advogado por aí se dando bem, ganhando dinheiro - muito dinheiro, diga-se de passagem - e fazendo seu nome por aí. Desafortunadamente, eu não sou uma dessas advogadas.

Aí vcs me perguntam "mas Grasi, o que está acontecendo, afinal? Advocacia não está mais dando dinheiro?" - e eu respondo, não, não está dando dinheiro. Pelo menos, não da forma como as pessoas pensam. Tem até um ditado entre os advogados: "quer ganhar dinheiro rápido? Atue com Direito Penal. Quer ganhar MUITO dinheiro? Atue com Direito Tributário!" - e, olha só, eu mexo com Direito Civil.

Agora, vem a parte triste da história: eu não sou a fim de fazer concurso público. Posso falar pra todo mundo,  o quanto eu detesto fazer prova, o quanto eu odeio estudar pra prova, o quão pouco interesse tenho em carreira pública, mas infelizmente, estou precisando reconsiderar. Afinal, a vida advocatícia não está fácil pra ninguém, e tá demandando investimento maior do que o retorno. Isso dá um desânimo na gente, que vcs nem fazem idéia. Só queria tirar da cabeça de muita gente que ser advogado é uma vida fácil, tranquila, cheia de gramú e dinheiro... Até a vida do Neymar tá mais mole que a minha.

10 comments:

Cristiano said...

Toda as profissões tem este lado... de um glamour do outro...

Natália T. said...

É, depende do que vc chama de ''quer ganhar dinheiro''. Conheço mta gente q trabalha com penal e vive na merda até hj, msm depois d mais de 10 anos de formado (leia-se: não tira mais de uns 5 mil por mes).

Na realidade, advogado pra ganhar grana MESMO tem q ter só duas coisas: falta de caráter e mtos contatos badalados no TJ.

Passei a maior parte da faculdade estagiando em órgão público. Só quando estava no final do curso, resolvi ir pra um escritório. Era um escritório bem bambambam, com sede no RJ, mas com filiais em quase todas as capitas e no DF. HAHAHA. Vi tanta coisa lá dentro, que me enojei e desisti. Sério, não é a vida que quero pra mim. Não mesmo.

Um dia, eu louca desesperada atrás de um oficial, pra q ele cumprisse logo uma diligência q ele não cumpria nuuuuuuuuuunca, e qm disse q eu conseguia falar com o cara? Cheguei no escritório de mãos abanando, meu chefe "ai, natália.. vem comigo, pra eu te ensinar mé q se resolve". Ligou pro cara e disse q era o dr fulano de tal, amigo de sicrano, que precisava de um favorzinho, onde poderia encontrar com o oficial. haha. oficial deu o lugar. fomos até lá. chefo explicou a situação e, antes mesmo do cara respoder qq coisa, ele ja completou ''como eu to precisando de mta urgencia e sei q tempo é dinheiro, eu deixo aqui um cafezinho pra camaradagem na troca de favores''. cafezinho = 200 reais.

mermão.

que nojo.

Sérião? Quero não ter q trabalhar nesse estilo. É nunca.

Fora q lá nesse escritório, pelo menos no DF, eles só fazem a provinha de seleção com quem é da UnB. Se não for da UnB, eles nem aceitam. Ou seja, não pega qq um. Aí, qual o salário pra advogado jr? 1.700,00. risível. aumenta só depois de DOIS anos. Pra 2.400. Meu chefo mesmo tava lá há quase dez anos e tirava 6.600. Dez anos, véi... dez anos! Isso pq é escritório nacional e, na boa, os 2 sócios não tiram menos de 300 mil pra cada um ali por mês. NÃO TIRAM!

Fala sério, é muita exploração...

Sei que se conselho fosse bão a gente não dava, vendia, mas começa a pensar com carinho na ideia de estudar pra concurso. Melhor saída, gata!

Mas, enqto isso, cê tá procurando emprego ou desistiu e tá naquele limbo de ''não sei o q fazer''?
Bjão!

Luana said...

Se bobear nao ta facil nem pra Xuxa, viu... ta louco! =(

Inaie said...

não tá "fácio" prá ninguém, né Gra?

Inaie said...

posso te pedir um favor? qdo vc citar outro blog, vc pode colocar o link? Aí a gente pode ir lá visitar tb... :-)

Hanna Estevam said...

Sabe que esses dias eu estava super deprimida pelas mesmas questoes que você. Em uma conversa com uma amiga, relatei minhas dificuldades em relação a profissão (sou formada em jornalismo), foi quando ela, que é advogada, me contou das reais condições que os profissionais atuais enfrentam. Outra colega que é médica, me disse o mesmo: formada há 3 anos, tem que trabalhar quase 12 horas por dia e aceitar o pouco que os planos de saúde pagam. Parece que acabou todo o glamour de algumas profissões onde era quase a certeza de fortuna. Conheco muitas empregadas domésticas que ganham mais que eu, sem ter completado o ensino médio. Eu, posso até ter o status, mas elas tem o dinheiro. rs! Foi como vc disse: "Não tá 'fácio' pra ninguém!"

Henrique Hreds said...

Tá fácio pra ninguém não, mas acho que ultimamente estamos pensando mto em grana e esquecendo de viver. tô contente com meus 5mil sem stress. dá pra pagar a casa, a academia, o carro, uma viagenzinha de vez em quando e algumas garrafas de vinhos com os amigos...

Anonymous said...

Quem é pobre e fracassado , sempre vem com essa conversinha mole de que grana não dá felicidade.Só vive bem e é feliz quem tem grana. Grana pra viajar. Grana pra ter um carro de luxo. Grana para dar excelente condições de vida para a família.Vc só esqueceu de dizer qual carro vc tem, quanto vc paga de academia por mês e se vc só bebe vinho francês.Só isso...

Anonymous said...

Henrique essa conversinha de que dinheiro não traz felicidade, é conversa de pobre. Pobre é quem fala isso,pois tá na merda e quer sair por cima.

Só provaram do sucesso aquele que possuir a ambição da vontade de vencer... aquele que se acostuma com o comodismo da merda, sempre terá mais do mesmo. Afinal , temos tudo aquilo que queremos ter

kaká Beth said...

Gostei do desabafo e me identifiquei com seus problemas porque também sou mulher, advogada, não bacharel, advogada. Sempre trabalhei exclusivamente nesta profissão e tenho 21 anos de formada. Isto mesmo, acho que para os pequenos escritórios , a profissão foi sucateada,não dá pra cobrar honorários sérios e não é valorizado o talento do profissional , mas os clientes estão em busca de "honorários mais em conta". Concorremos com colegas desleais, e se somos honestos, (é o meu caso), ficamos à margem e nossos processos não andam como os demais- cliente ligando, brigando, cobrando; sem propina, a lentidão do Judiciário é desanimadora!!
Concorremos ainda com juízes e desembargadores aposentados, em uma clara desvantagem, pois afinal estes novos colegas viveram décadas dando ordens aos servidores que hoje tomam conta de seus processos com uma fidelidade invejável.
Realmente, às vezes é desanimador, não culpo você, pois até mesmo eu, que atuo tantos anos como advogada na minha cidade , tenho questionado se não está na hora de abrir um restaurante (minha 2a paixão é gastronomia)como alternativa para meu futuro.. Realmente não tá facio pra ninguém...