13 January 2012

Sim, Eu Copiei do Tico Santa Cruz

Então que aqui estou, em frente ao computador, lendo mais uma vez os meus blogs diários. Tirei alguns dos favoritos, por falta de atualização. Alguns eu deixei, pq os históricos são bons demais.

Entre eles, estou atualizando a leitura do blog do Tico Santa Cruz. Pra quem não sabe ou não lembra, tem duas coisas que com certeza vão fazer lembrar dele. Em 2004, o Detonautas gravou duas músicas que entraram numa promoção de verão da Coca-Cola, "Quando o Sol se For" e "Outro Lugar" (inclusive, entraram na trilha sonora da Malhação e tocava quase que ininterruptamente na academia que eu frequentava).

A outra coisa é que o Tico Santa Cruz participou da "Fazenda" - e, como vários artistas que participam de realities show no Brasil, vai carregar isso pro resto da vida. Brigou com o Dudu-não-lembro-mais-quem-é, chamou ele de "X-9", "muleque" e "judaxxxxxs".

Aí o cara vai e posta uma "reza forte" pra 2012. Eu sempre fico na dúvida quando dou de cara com esse tipo de reza. Sério. Na boua. Não me lembro de ter lido, em vários e vários e vários blogs que acompanho, um texto tão bom e tão sério e que me dê vontade de seguir quanto esse. Normalmente, textos com "reza forte", "desejos pro novo ano", "resoluções pra 2000-e-bolinha", são repletos de clichês, coisas furadas e muito difíceis de seguir. É uma pedincheira sem tamanho, um tal de todo mundo ser extremamente altruísta estilo Rede Globo que até me faz ter náuseas. Sabe aquele cartão de Natal que vc olha, dá uma lida rápida e descarta?

Mas o Tico Santa Cruz fez diferente. Começou com "Peço que nos mantenham a saúde, pois dela precisamos para dar início e continuidade a tudo." Clichê? Total, mas continuem lendo. 

A gente vai descendo (pq mais clichê que as mensagens de Natal e Ano Novo, é a gente saber disso e continuar lendo tudo isso); e em um determinado ponto se depara com "Mantenham a chama firme, forte e acesa da certeza de que lutarei até meu último dia pelo direito de ser quem sou, pela felicidade dos meus, sem passar por cima de ninguém". Opa, peraímeunego, como é que é? Surprise! Tico Santa Cruz não só pede pra manter a chama da certeza acesa... Mas tb já avisa que "aqui ninguém é bobo, não, neguim: luto por mim e pelos meus". Prendeu minha atenção no texto, vamos em frente; pois se tem uma coisa que é difícil de ler em textos "natalinos" é o tal do não pedir força pra lutar, pq isso vc JÁ FAZ. Todo dia.

Aí vc segue lendo, tudo básico... e aparece pra ti o "Peço que nos deixe fazer escolhas, pois a vida sem alternativa é apenas sobrevivência. Liberdade, para dizer sim e para dizer não quando necessário for". Quem pede DIREITO DE ESCOLHA e LIBERDADE para isso? Ninguém lembra no Natal de pedir "Papai Noel, este ano eu não quero o carro da Barbie/o relógio do X-Men/A Ghoulia do Monster High/o Louboutin número 35/mais dinheiro; quero deixar de ser vaquinha de presépio sem ninguém me encher o saco por isso".

O texto não termina com isso, claro. Ele pede mais algumas coisas, mas que a Globo nunca lembrou de incluir na chamada de final de ano nem nos especiais chaaaaaaaatos. Sério. Dá um bizu no link lá de cima, ou no meu Face, que a reza tá lá. Todinha. E é o que eu também quero pra todo mundo em 2012.

3 comments:

Cristiano said...

Irei conferir...
Engraçado que nao tenho opniao sobre ele, as vezes acho ele inteligente, as vezes nem tanto.

Neanderthal said...

Grazzy eu acho curioso como você faz a interpretação do que ele escreveu. Que tal postar o texto ou o link dele e deixar as pessoas tirarem sua spróprias conclusões?
E o tico é muito bom, só não entendo pq ele tem aparecido em programas de tv de óculos escuro. Tá com problemas de vista? Patrocinado pela empresa? Tira a porra do óculos! Parece um ceguinho!

Gazzy1978 said...

Cristiano, dá um bizu no texto todo, tá linkado em vermelho. É bom mesmo. E espero q continue voltando aqui no blog.

Neanderthal, eu linkei o post! Não postei o texto todo pq quis que as pessoas justamente tivessem a curiosidade de ir no blog dele. Achei injusto postar um único texto se o blog todo é bom. E eu acho q ele de óculos escuros é um charme... Total "rock star style"!