Ano-Novo, Carnaval, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Natal... Isso sem contar os aniversários, batizados, formaturas, casamentos, noivados, amigos-secretos... Ufa! Não há um único dia no ano em que vc não precise dar, nem que seja um único presente, seja pelo motivo que for.
E olha que achar o presente ideal nem sempre é fácil. Primeiro, pq o presente tem que agradar o outro. Segundo, pq tem que transmitir todo o sentimento bom, maravilhoso e especial que vc tem por aquela pessoa. Além disso, não dá pra pular a questão do preço. Vai que vc gasta uma grana federal num presente pra alguém e esse alguém não gosta???
Passei por essa experiência ontem. Meu amigo veio de Floripa pra comemorar o aniversário aqui, e como faz tempo que não nos víamos, eu não tinha a mais pálida idéia do que comprar. É aquele lance: vc vê uma coisa, acha legal, preço legal, boa qualidade e... fica lá, parado, pq não sabe se a pessoa vai gostar, se vai usar, se vai servir, se ... E por aí vai. Diversos "se". E vc lá, no olha-escolhe-leva-não-leva.
Presente não se dá por obrigação. Presente se dá porque quer. São os mais difíceis de se comprar. Porque eles têm que ser os melhores, os mais perfeitos, os mais bem recebidos, os mais gostosos, lindos... E foi por isso tudo que ontem eu, mais uma vez, recorri à sempre providencial ajuda de mamãe. Nada como um bom conselho de mamãe para ajudar nessas horas.
Conselhos que mamãe me deu ontem e que levarei pra vida inteira quando se tratar de presentes desse calibre:
1. Tenha em mente pra quem é o presente: isso facilita muuuuuuito na hora. O quão bem vc conhece a pessoa? Muito? Pouco? Quase nada?Tão bem q poderiam morar juntos pelo resto de suas vidas? O nível de pessoalidade do presente varia de acordo com os itens acima.
2. Estabeleça um preço máximo: claro que vc não vai ser sovina e contar até os míseros três centavos da compra. Flexibilize esse preço, mas se mantenha fiel a ele. Evita gastos desnecessários, rombos "inexplicáveis" na conta bancária e - pior de tudo - a pessoa não gostar e vc ter que segurar a onda e não dizer o quanto aquilo foi caro!
3. Tenha em mente a data: Tem presente que só serve pra namorado. Tem presente que só serve pra formatura. Tem presente que só serve pra quem é casado. E por aí vai. Presente de aniversário não pode ser um marcador de página alusivo à profissão (isso é presente de formatura!), mas se vc tem pouca intimidade (ou, como foi o meu caso, faz tempo que não vê a pessoa e não sabe mais do que ela gosta) ou simplesmente não tem idéia do que comprar, posso facilitar um pouquinho a sua vida... Evite a seção de lingerie, pijamas, chinelos(a menos que queira levá-los no final da festa com vc!) e roupas fashion. Sério. Perfumes e maquiagem, então... Vc corre o sério risco de ser mal-interpretado, não agradar ou ter a desagradável sensação que o presente vai ficar no fundo do armário pelos próximos... 250 anos!
4. Por fim, pense no q vc quer dizer com o presente: Não basta o parabéns? Se joga e manda o recado... sutilmente.
No comments:
Post a Comment